segunda-feira, 18 de junho de 2012

Você também sofre com a ansiedade??


Por que estamos tão ansiosas?
Gisela Rao 07/05/2012

Segundo o IBGE, a porcentagem de mulheres com sobrepeso dobrou nas últimas décadas. Fala-se muito em sedentarismo e alimentação desequilibrada. Mas talvez não seja só a alimentação que esteja desequilibrada, nosso emocional também anda meio bambo.
Acontece que estamos trabalhando e fazendo coisas demais. Isso significa que estamos com pouco tempo para nós mesmas e para dar conta de tudo o que precisamos (ou achamos que precisamos) fazer. O resultado é que isso nos deixa um bocado ansiosas e, para aliviar essa tensão, começamos a fazer o que mais gostamos em excesso: algumas de nós atacam a comida, outras vão às compras etc. Mas, como em todo excesso, depois a gente se sente frustrada e bate aquele arrependimento. Os quilos a mais dão o ar da graça, a fatura do cartão dá um susto
no fim do mês e por aí vai...



Eu percebi que estava no limite da falta de tempo quando coloquei uma caixinha de papelão ao lado do computador pra fazer carinho na minha gata enquanto escrevo. Então, ela sabe que, se quiser ganhar carinho, tem que ficar no perímetro do meu computador, coitada.


Conversei sobre isso com meu amigo Carl Honoré, um jornalista canadense que escreveu o livro Devagar, porque ele se cansou de ter tanta pressa e ansiedade na vida.

A primeira coisa que Carl me disse para fazer foi cortar metade dos compromissos da agenda. É um horror mesmo. Todo mundo se exalta, marca coisas, depois se cansa e desmarca metade.

Retirado do site Ci Prado Doces HUMMMMMM



Então, o mundo virou um amontoado de gente cansada ou de “canos-de-última-hora”. Carl me disse: “Isso é culpa do nosso desejo de querer consumir tudo, ler todos os livros, assistir a todos os filmes, comprar todas as coisas que vemos, praticar todos os cursos, ver todos os canais, conquistar todas as pessoas. Ufa! Minha proposta é fazer as coisas mais devagar, com mais sabor: o lazer, as refeições, os exercícios, namorar, as brincadeiras com as crianças etc.

Todo dia me proponho uma paradinha para relaxar e sempre faço as refeições com minha família. Ah, também parei de usar relógio (risos)”.

E então? Vamos fazer mais devagar?

Gisela Rao é jornalista, escritora e editora de conteúdo do site Atmosfera Feminina.

Envie suas sugestões para fala.editora@sanofi-aventis.com

Fonte